sábado, 15 de setembro de 2007

PERFIL DO ENFERMEIRO GESTOR DE RESÍDUOS DOS SERVIÇOS DE SAÚDE EM HOSPITAIS PARTICULARES DO RECIFE

Fernanda Lúcia Cerqueira de Vasconcelos Lima*
Maria Cristianne Cavalcanti de Albuquerque**
Segundo Hinrichsen (2004), a atividade hospitalar é uma grande geradora de resíduos, inerente às atividades desenvolvidas, causando uma grande preocupação aos administradores hospitalares. Sabe-se que, na maioria das instituições hospitalares, é atribuído ao enfermeiro da CCIH, a elaboração e o acompanhamento do Plano de Gerenciamento dos Resíduos dos Serviços de Saúde (PGRSS). O objetivo da pesquisa é avaliar o perfil do enfermeiro envolvido neste processo. Este estudo é do tipo exploratório e descritivo com abordagem quanti-qualitativa, foi realizado na cidade do Recife, tendo como amostra 07 enfermeiros componentes da CCIH de 06 hospitais particulares. O instrumento para coleta de dados foi um questionário com perguntas objetivas e discursivas. Os dados foram analisados em conformidade às respostas dos entrevistados e os resultados mostraram que os enfermeiros envolvidos no PGRSS possuem a faixa etária entre 25 e 45 anos, 86% está na atividade profissional de enfermagem há no máximo 05 anos, apenas 28% freqüentou ou freqüenta algum curso relacionado ao PGRSS, 86% participou da elaboração do PGRSS, mas apenas 57% monitoram o plano. As principais atividades relacionadas foram: avaliação, supervisão e monitoramento, treinamento dos colaboradores e organização de documentos para o processo de licenciamento ambiental. Concluímos que os enfermeiros gestores do PGRSS são jovens e recém formados e não possuem em sua formação básica, informações técnicas suficientes na área de gestão ambiental, encontrando muita dificuldade pelo desconhecimento da legislação específica, dos conceitos básicos, da importância e do objetivo do planejamento e de suas próprias atribuições dentro do plano, necessitando, portanto, de atenção especial por parte das instituições de saúde, pois além das questões ambientais incorporam uma preocupação maior quanto ao controle de infecções nos ambientes prestadores de serviços, aos aspectos da saúde individual-ocupacional e à saúde pública.
Unitermos: Perfil do Enfermeiro – Resíduos – Hospitais Particulares
*Especialista em Administração Hospitalar. Pós-graduanda em Enfermagem do Trabalho. Enfermeira Fiscal do Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco.
**Especialista em Auditoria dos Serviços de Saúde. Pós-graduanda em Enfermagem do Trabalho. Enfermeira Fiscal do Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco

Um comentário:

Fernanda Lima disse...

Este resumo foi da pesquisa que eu e Cris apresentamos no 10º CBCENF em Curitiba-PR, no dia 06 de setembro de 2007.